Disfunção-temporomandibular

A Disfunção Temporo Mandibular (DTM) é uma anormalidade que acontece nos músculos da mastigação ou a ATM (articulação temporo-mandibular) que é a articulação de abertura e fechamento da boca. Algumas vezes, a DTM tem característica de dor nos músculos ou na articulação que causa dificuldade para os movimentos da boca durante a mastigação e a fala. Podem causar também dores nos nervos faciais, dores nos dentes, estalos na ATM, zumbido no ouvido, travamentos e desvios nos movimentos bucais.

Normalmente apresenta causas diversas como problemas emocionais, estresse, hormonais, locais, anatômicos, bruxismo (ato de ranger os dentes durante a noite) e o apertamento que podem causar dor nos músculos da face, dor na ATM, estalos sentidos no ouvido, dor de cabeça e desgaste nos dentes.

Quando o encaixe dentário não está adequado (arranjo estético e funcional das arcadas e relacionamento entre elas não são aceitáveis) ou na falta de alguns dentes também pode-se ter um fator desencadeante e perpetuante destas dores.

Essas condições são particulares, devem ser diagnosticadas por dentistas especialistas e tratadas através de trabalhos restauradores e reabilitadores bucais. Nosso especialista em DTM possui pós-graduação e habilitação em DTM pela Academia Americana de Dor Orofacial.

Atendimento via Whatsapp