FALE CONOSCO

REDES SOCIAIS

Tratamentos Ortodônticos

Tratamentos Ortodônticos

OS ANTIGOS JÁ DIZIAM: A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.

Atualmente, isso é entendido de duas maneiras: de um lado, está a natureza dos alimentos que ingerimos; de outro, a maneira como os mastigamos, que irá ajudar ou dificultar sua digestão.

Para a correta mastigação, nada mais importante que uma boa dentição – inclusive no equilíbrio estético e funcional dos dentes. É neste cenário que surge a ortodontia, corrigindo imperfeições que podem parecer isoladas, mas que prejudicam todo o organismo.

  • Qual a melhor idade para o tratamento?

Atualmente o tratamento ortodôntico, com as técnicas e materiais modernos, pode beneficiar desde uma criança com problemas em estágio inicial, até um adulto com problemas em níveis mais avançados.

A criança, a partir do nascimento, deve ser acompanhada por odontopediatra, que dará orientação adequada quanto à prevenção dos maus posicionamentos dentários. Quando necessário, será indicado um tratamento ortodôntico.

Alguns problemas precisam de tratamento já aos 4 anos de idade! Portanto, é importante estar atento aos sinais de um possível problema dentário ou esquelético, independente da idade.

O adulto, muitas vezes, necessita de tratamento devido a alguns sintomas como dores de cabeça, dores e estalidos na face (músculos e/ou articulações), dores e zumbidos nos ouvidos, pouca abertura de boca etc.

Estes sinais podem ter sua origem em um mau posicionamento dentário. Muitos deles são difíceis de serem percebidos e somente o dentista poderá detectá-los e indicar o melhor tratamento.

  • Tratamento ortodôntico em crianças

Fase I – É o período de tratamento preventivo, através de aparelhos fixos e/ou removíveis.

São dadas as condições para que os dentes permanentes erupcionem corretamente.

Fase II – É o período de tratamento corretivo, isto é, o problema já está instalado.

Através do aparelho fixo serão corrigidos todos os dentes que se apresentem mal posicionados.

  • Tratamento ortodôntico em adultos

Atualmente um grande número de adultos está se submetendo ao tratamento ortodôntico. Isto se deve, principalmente, às técnicas inovadoras e aos materiais modernos, que permitem que você, mesmo com aparelho, continue com as suas atividades normais.

  • Tratamento ortodôntico/cirúrgico

Quando há um problema envolvendo tamanho de base óssea na idade adulta, é indicado o tratamento ortodôntico associado à cirurgia ortogenética. Primeiro os dentes são corrigidos com aparelho ortodôntico fixo, e depois, na etapa cirúrgica, são corrigidos os problemas esqueléticos (tamanho da base óssea).

  • Tratamento ortodôntico/ortopédico

Indicado quando há dores nos músculos faciais e/ou estalidos nas articulações, limitação de abertura bucal, entre outros.

  • Benefícios

O maior resultado do tratamento é propiciar melhora sensível da auto-estima do paciente através da excelência estética, além do menor índice de cáries e menor acúmulo de tártaro, já que com os dentes em posições corretas, ocorre uma melhor distribuição das forças oclusionais durante a mastigação, protegendo as raízes dos dentes, os ossos de sustentação, as gengivas e a articulação têmporo-mandibular.

  • Tecnologia

A nova tecnologia de fi os metálicos com memória elástica e braquetes permite reduzir as forças utilizadas para movimentação de dentes e assim obter-se uma intervenção mais biológica com menos tempo e menor desconforto para o paciente, que pode manter seus hábitos e rotina pouco modificados, por um período de tempo previsível.

Atualmente utilizamos aparelhos ortodônticos e ortopédicos removíveis ou fixos, aparelhos estéticos (transparentes) e metálicos, além da novidade Invisalign, que trata-se do uso de uma sequência de placas rígidas em acetato incolor que movimentam os dentes gradualmente.

  • O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade que visa à correção das imperfeições dentais e faciais através de aparelhos fi xos ou removíveis. Cria-se um equilíbrio entre os maxilares e tecidos circunvizinhos para que ocorra uma correta mastigação, que por sua vez é o início do ciclo da digestão dos alimentos. A harmonia facial envolve a oclusão dos dentes e suas bases ósseas, o que garante uma mastigação correta.

Quando a prevenção ortodôntica é realizada, além de evitar problemas futuros, ganha-se saúde de uma forma geral, pois, mastigando melhor os alimentos,eles serão melhor absorvidos pelo organismo.

  • Quando é indicado o tratamento?

O tratamento ortodôntico será indicado se for diagnosticada uma má oclusão, que significa problema de mau posicionamento dentário.

Problemas comuns:

Classe I

As arcadas dentárias estão bem posicionadas, mas não há espaço suficiente para que todos os dentes se acomodem.

Classe II

A arcada superior está muito à frente, ou a inferior está muito para trás.

Classe III

A arcada inferior está à frente da superior ou a arcada superior está muito para trás.

Mordida aberta

Quando, na mordida, os dentes inferiores não tocam os superiores.

Mordida cruzada

Quando, na mordida, os dentes superiores fi cam por dentro dos inferiores.

Mordida profunda

Quando, na mordida, os dentes superiores cobrem os dentes inferiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *